quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Qual Arduino comprar?


Matéria do site Brasil Robotics

Após descobrir o Arduino e perceber a infinidade de projetos disponíveis, saber que é open hardware e open software e além de tudo isso ser um AVR, com arquitetura Harvard e tecnologia RISC que supera e muito os antigos 8051 e PIC de 8bits a grande questão é qual modelo de Arduino optar? 

Vamos descobrir? Para deixar mais claro, primeiramente vamos elucidar o porque de tantos modelos. "Era uma vez" um cara que criou uma estrutura para um microcontrolador AVR. Sua ideia era facilitar o acesso de indivíduos que não dominavam essa poderosa tecnologia que envolvia programação complexa e muita eletrônica. 

E assim chamou "a Bela " de Arduino. "Mas não é só isso" ele também era open hardware e open software. E esse novo conceito -ser aberto, livre- acompanhando as novas tendências como Linux e Firefox gerou uma leva de Arduinomaniacos. 

 Podemos dizer que o Arduino criou um BUM! Como no surgimento dos videogames. Ter um Atari era o motivo de tietagem dos vizinhos. Bem... Sendo open o Arduino disponibilizou toda sua documentação, assim qualquer um poderia montar o seu em casa, fazer modificações básicas e criar uma variação do arduino que melhor se adaptava ao seu projeto e publica-la para que outros pudessem conhece-la. Então foram surgindo arduinos mais compactos para projetos com pouco espaço, já outros maiores para projetos com maior necessidade de sensores e pinos. 

Tudo deu tão certo que o próprio arduino passou a sofrer atualizações tanto em Hardware(na placa do arduino) como em software(programas e bibliotecas que escrevem o código) e assim o arduino passou de NG, para Diecimila, depois para Duemilanove e em seguida: UNO. 

O Mega que era Mega1280 passou para Mega2560. Evidentemente essas atualizações normalmente não representão um mudança drástica a ponto de não poder usar um ou o outro. Muito pelo contrário. É priorizado a compatiblidade entre eles. O mesmo acontece com a IDE(interface de desenvolvimento do arduino) que constantemente é atualizada.

ler matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário